Ajudando o Seu Filho a Lidar com Perdas – Patricia Napolitano #31
Podcast: Play in new window | Download
Inscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Email | TuneIn | More
Perdas são Difíceis
Se fosse possível, nós tomaríamos todas as dores dos nossos filhos (físicas e emocionais). Se eu tivesse a opção, os meus filhos nunca sofreriam, mas essa opção não me é dada. Os nossos filhos vão passar por perdas grandes e pequenas. Em algum momento de suas vidas, eles vão sofrer com o falecimento de pessoas próximas. Não temos como controlar essas circunstãncias, mas podemos ajuda-los a lidarem com essas situações. Vamos aprender a equipar os nossos filhos para lidarem com essas perdas de modo saudável. Vamos ensina-los a buscarem consolo em Deus. Vamos aprender a falar sobre a morte com os nossos filhos.
A Patricia Napolitano (a minha querida Tia Paty) é a entrevistada de hoje. Ela está aqui para nos dar ferramentas e vocabulário para esses momentos. Ela é psicóloga, mestre em educação, e mais uma pilha de coisas, inclusive minha madrinha de casamento! 🙂 Não deixe de escutar tudo que ela tem a dizer, porque todos nós precisamos de ajuda para lidar com perdas. A medida que nós aprendemos e lidamos com o nosso próprio sofrimento, podemos ajudar os nossos filhos a lidarem com o deles. Não vamos perder essa oportunidade de apontar os nossos filhos para os braços do Deus que pode curar suas feridas e secar as suas lágrimas.
Sobre o que conversamos?
- A Tia Paty começa contando uma história engraçada de como ela nem sempre lidou com esse assunto da melhor forma com os seus dois filhos.
- Ela fala sobre as “mentirinhas” que contamos sobre a morte (cachorro foi pra fazenda… o vovô virou estrelinha…) e o impacto que elas tem nas crianças.
- Nós também conversamos sobre a importância de lidarmos com a nossa própria dor para podermos ajudar os nossos filhos a lidarem com a deles (eu dei alguns exemplos da minha vida sobre o assunto).
- Ela define o que é “ser forte” para o seu filho, e o que não é!
- Como aprendemos em Eclesiastes 3:1-8, devemos ensinar os nossos filhos que há um tempo para tudo. Há tempo para nascer e morrer… tempo para chorar e tempo para rir.
Recursos Mencionados
Os dois livros que a Tia Paty recomendou para crianças estão fora de linha. Não consegui encontrar um link onde é possível compra-los, mas imagino que em algumas livrarias locais, ou até em sebos seja possível encontra-los. Mas de qualquer maneira, aqui estão os nomes e autores. “Quando Alguém Muito Especial Morre”, da autora Marge Heegard. O segundo livro é “A História de Uma Folha” do autor Leo Buscaglia. Esse livro também não achei onde comprar na internet, mas achei um vídeo no youtube onde o livro é lido. Caso queira escutar, aqui está o link para aquele vídeo. Lembre-se de enriquecer esses recursos com as verdades da Bíblia, e com tudo que Deus diz a respeito da vida e da morte.
Já o livro que ela recomendou para os adultos é de fácil acesso. O nome é “Perdas Necessárias” da autora Judith Viorst.
Devocional:
Um recurso que eu disponibilizo toda semana é o devocional semanal para acompanhar o episódio. Vamos deixar Deus moldar os nossos corações, para podermos educar os nossos filhos através do nosso exemplo, e não só das nossas palavras. A minha oração é que esse devocional seja um instrumento pelo qual Deus pode trazer consolo e cura para o seu coração. Se você quiser ver os devocionais de outros episódios, vá para a página Sondando o Coração
Sondando o Coração episódio 31
Como faço para me inscrever?
Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 58 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.
Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo
One Comment
Pingback: