Caminhando Juntas Através do Discipulado – Vasthy Schomerus #66
Podcast: Play in new window | Download
Inscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Email | TuneIn | More
Discipulado
Em um mundo que prega “Eu sou o suficiente”, “Eu me basto” e “Sou dona de mim mesma”, eu quero ser diferente. Eu quero entender que eu não sou o suficiente… eu não me basto… eu não sou dona de mim mesma. Uma das melhores maneiras que tenho encontrado de viver assim (contra a correnteza) é através do discipulado.
Através do discipulado eu tenho um lugar seguro para confessar os meus pecados. Eu tenho uma estrutura que me ajuda a manter minhas leituras em dia. Eu tenho prestação de contas. Eu tenho alguém que me demonstra graça quando eu erro e não cumpro com o combinado. Também é através do discipulado que eu consigo enxergar aqueles pecados que o meu ego não me permite ver.
Deus não nos criou para caminharmos sozinhos. Ele nos criou para comunhão. Ele nos criou para sermos o corpo de Cristo. Por que insistimos que não precisamos das outras partes do corpo? Será que é porque sabemos que demandará mais do que estamos dispostos a oferecer?
O meu vô tinha um ditado: “Aquele que perde o desejo de aprender, perde o direito de ensinar.” Você está ensinando alguém? Se você é mãe, você está ensinando os seus filhos todos os dias (de maneira formal ou informal). Como está o seu desejo de aprender?
Sobre o que conversamos?
Começamos falando sobre o que o discipulado é e o que ele não é.
Será que eu posso discipular alguém? Será que sou qualificada? Se você já se perguntou isso, ouça o episódio que a Vasthy responde com clareza.
Ela também falou sobre algumas das armadilhas que o inimigo usa para nos desencorajar a obedecer o mandamento dado por Jesus em Mateus 28:19-20
A Vasthy fala MUITO sobre a importância do discipulado ser guiado pela Bíblia, e não por opiniões e preferências pessoais.
Falamos sobre a importânica do discipulado tem que ter começo, meio e fim
E quando o discipulado não da liga? E quando ele não dura por causa de agendas e horários diferentes? Isso faz parte, e a Vasthy fala sobre como lidar com essas situações.
Os relacionamentos tem ciclos, e a Vasthy fala sobre entender e respeitar isso.
O meu avô sempre disse que precisamos ter alguémà nossa frente, pessoas ao nosso, e alguém atrás. No episódio explicamos isso e fazemos a pergunta: Quais lacunas você tem na sua vida?
A Vasthy nos lembra que é preciso ter relacionamentos olho-no-olho. É preciso frequentar e fazer parte da sua igreja local. Não podemos substituir relacionamentos reais pelos virtuais.
Ela também nos dá diretrizes para não cairmos na tentação de transformar uma reunião de discipulado em momento de fofocas ou lamúrias.
Um dos perigos do discipulado é de criar um relacionamento de dependência, ao invés de direcionar a pessoa para Cristo. A Vasthy nos ajuda a evitar isso.
“Ovelha que anda sozinha, vira petisco de lobo”
– Pastor Daniel Lima
(Pastor que teve grande influência na vida da Vasthy)
Recursos Mencionados
Livros Recomendados:
Aqui estão os livros que a Vasthy citou como referência, e também alguns outros que ela queria acrescentar na lista:
- Discipulado – Série 9Marcas do autor Mark Dever
- Como as Pessoas Mudam dos autores Paul David Tripp e Timothy Lane
- Pecados Intocáveis do autor Jerry Bridges
- A Treliça e a Videira dos autores Colin Marshall e Tony Payne
- Mentiras em que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta da autora Nancy DeMoss
- Sejam Praticantes! – Aplicando a Epístola de Tiago do autor Meno Kalisher
Devocional:
Uma das razões que eu monto um devocional para cada episódio é justo para te dar material para estudar a Bíblia com outra pessoa. Esse pode ser um material que você usa para um discipulado. Vocês podem se comprometer a ouvir um determinado episódio como “tarefa” e estudar juntas as passagens Bíblicas que o devocional traz.
Se quiser ver os outros que já estão disponíveis, vá até a página Sondando o Coração. Para baixar o dessa semana e imprimir, é só clicar na imagem logo abaixo.
Como faço para me inscrever?
Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1 hora e 16 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.
Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo
One Comment
Pingback: