Clube do Livro – Mulheres da Palavra #85

Clube do Livro

Para aprofundar o módulo sobre “Estudo da Palavra de Deus”, escolhemos o livro “Mulheres da Palavra” da Jen Wilkin para esse clube do livro! É um livro excelente, didático, prático e recheado de lições e convicções! Ela nos ensina um método extremamente prático de estudar a Bíblia com propósito, perspectiva, paciência, processo e preces.

A Hellen estruturou essa resenha lindamente, capítulo por capítulo! Se você não leu o livro, e sabe que não vai conseguir ler (seja qual for o motivo), esse episódio já vai te passar uma boa dose do conteúdo dele! Se você já leu o livro, esse episódio será uma boa revisão para você! 

Tive o prazer de incluir a participação de 3 ouvintes no final do episódio! Se você quer participar também, leia conosco o próximo livro “O Cristão Ateu” e me mande a sua contribuição! Adoro!

Trechos citados

Capítulo 1

“Deus responde a pergunta autocentrada de Moisés: “Quem eu sou?” com a única resposta que importa: “Eu sou!”

“Pensamos que se a Bíblia ao menos dissesse quem somos e o que devemos fazer, então nossas inseguranças, temores e dúvidas desapareceriam. Mas isso jamais será banido pelo conhecimento de quem somos. Só pode ser banido pelo conhecimento do Eu Sou. Perceber quem Ele é me revela quem eu sou diante da verdadeira luz. Uma visão de um Deus elevado e exaltado revela o meu pecado e aumenta o meu amor por Ele.”

“Quando eu lia a Bíblia, gastava mais tempo nos Salmos e Evangelhos do que nos livros da lei, pois queria que ela me desse paz, conforto e esperança… me fizesse sentir as coisas do coração. Ligar a nossa mente à nossa fé não é algo natural para a maioria de nós.”

“Encontrar maior prazer em Deus não será consequência de buscarmos mais experiências com Ele, mas de o conhecer melhor, de estudarmos sua divindade. Perceber a nós mesmas na Bíblia e empenhar nossas emoções para amar a Deus são secundários, uma recompensa da obediência  em buscar o que é primordial. E o primordial é instruído pelo conhecimento de Deus e coloca o coração sendo instruído pela mente.”

Capítulo 3

“Existe um perigo em achar que ‘gastar tempo na palavra’ esteja nos levando na direção do conhecimento bíblico simplesmente por termos sido obedientes nessa prática. Nem todo contato com as escrituras desenvolve conhecimento bíblico.”

“Soltando a alavanca de minhas boas intenções, mando a bolinha do fliperama da minha ignorância se mover rapidamente para qualquer passagem na qual ela possa bater”

“Uma abordagem correta entende que a Bíblia está mais preocupada com quem toma a decisão do que com a decisão em si”

“Somos chamados para amar a Deu com toda a nossa mente, e não com a mente de John Piper.”

Abaixo está uma foto do quadro de resumo que está no livro que a Hellen citou:

Capítulo 4

“Quem escreveu o texto? Quando foi escrito? Para quem foi escrito? Em qual estilo foi escrito? Por que ele foi escrito?”

“Antes de perguntar ‘o que esse texto tema me dizer?’, devo perguntar ‘o que esse texto tinha a dizer ao seu público original?'”

Capítulo 5

“Estudamos a Bíblia em busca da gratificação imediata igual McDonalds: tenho poucos minutos, dê-me algo rápido e fácil de me alimentar. Mas o estudo bíblico saudável procura a gratificação tardia com efeito cumulativo de conhecimento. Estuda a Bíblia exige disciplina, e isso não vem naturalmente.”

Capítulo 6

“A aquisição do conhecimento Bíblico se aproxima mais de um projeto de construção do que um projeto de arte. Devemos construir sobre um processo de empenho mental, em vez de sobre a areia da subjetividade.”

Capítulo 7

“Sem oração, nosso estudo não sera nada além de uma atividade intelectual. Orar é o que transforma nosso estudo de uma busca por conhecimento a uma busca do próprio Deus.”

“CAPA

C – Confessar
A – Adorar
P – Pedir
A – Agradecer”

“Confesse a sua tentação em aplicar essa passagem para o pecado de outra pessoa ao invés do seu. Confesse se você se permitiu ficar distraída enquanto você estudou pensando nisso.”

Capítulo 9

“Precisamos da autoridade das professoras mulheres. Uma mulher pode dizer a outra mulher para parar de idolatrar seu cônjuge e filhos de uma maneira que um homen não conseguiria. Uma mulher pode se dirigir a outras mulheres nas questões de vaidade, orgulho, submissão, contentamento de um jeito que um homem não pode. As professoras mulheres possuem uma autoridade empática sobre suas estudantes femininas. Nós temos a habilidade de dizer: ‘Eu entendo os pecados e temores que afligem o sexo feminino e lhe recomendo um conselho suficiente das escrituras.”

“As vezes a igreja é lenta para discernir a diferença entre uma oradora talentosa e uma professora talentosa. A oradora e a professora dependem de conjuntos de ferramentas diferentes e tem objetivos diferentes. A oradora depende da retórica, da narrativa e de humor para inspirar e exortar. A professora depende do conhecimento, da percepção e da capacidade de condensar aquilo que é complexo em algo simples, afim de treinar e instruir. A oradora faz fãs. A professora faz discípulos.”

Links mencionados

Citei o podcast onde escuto os estudos da Jen Wilkin. São em inglês, mas aqui está o link

Se você quiser comprar o livro com a Hellen, a lojinha dela tem página no facebook Leitura que Educa. Você pode entrar em contato com ela através do instagram se quiser também @hellenkreter e lá ela também faz resenhas de livros nos stories. O whatsapp dela é +55 51 9620-5756 se preferirem entrar em contato com ela dessa forma.

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duração de 1 hora e 35 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo 🙂

Participe da conversa!