Sua Cosmovisão é Racista? – Flora Ngunga #139

Racismo

Hoje a Flora Ngunga está aqui para nos ensinar um pouco sobre Racismo. Ela da uma verdadeira AULA sobre entender o racismo como uma cosmovisão. Uma cosmovisão é a como um óculos que afeta a maneira que enxergamos o mundo e que influencia ações e emoções de formas muitas vezes despercebidas por nós mesmos. Precisamos entender que racismo é muito mais do que um sentimento, e olhar para o nosso coração e ver quais são as mentiras geracionais que seguem enraizadas nos nossos hábitos, palavras e preferências. 

Creio que nenhum de nós quer perpetuar pensamentos e atitudes racistas, mas, como a Flora explica nesse episódio, essa mudança não ocorre de uma hora para a outra, e não ocorrerá se não tivermos a humildade de reconhecer nossos erros nessa área. A nossa santificação não acontece de uma hora para a outra… é um processo! Assim também é a quebra de hábitos, pensamentos e vocabulário racistas. Não é um passe de mágica. Precisamos ouvir, aprender, e substituir as mentiras pelas verdades de Cristo. 

Sobre o que conversamos?

  • A Flora começa falando o que a levou a estudar mais afundo esse tema de racismo e o que ela observou crescendo em uma família negra, de classe média que imigrou para o Brasil da Angola.
  • Ela segue explicando o racismo dentro da estrutura: Criação-Queda-Redençã0.
  • Ela esclarece a importância de entender que o racismo é uma cosmovisão (ou seja, uma maneira de enxergar o mundo) e não somente um sentimento ou uma ação. 
  • A Flora falou sobre a solidão da mulher negra e o padrão de beleza que eleva um tipo de mulher como sendo a mais desejável.
  • Eu pedi para ela dar uma explicação rápida sobre o movimento “Black Lives Matter” e ela falou dele como causa e como movimento.
  • Encerrei o episódio pedindo para a Flora algumas dicas de como podemos criar uma geração reconciliadora. 

Recursos Mencionados

A Flora citou o livro “Racismo a Cruz e o Cristão” do John Piper (lembrando que os links de livros aqui são links patrocinados do Amazon que beneficiam a Hellen Kreter e o trabalho missionário da sua família, sem aumentar em nada o custo para você)

Para seguir a Flora no instagram, siga ela no @ngungaflora e siga o projeto Agostinhas no @projetoagostinhas. Lá você encontrará muito conteúdo para continuar aprendendo sobre o assunto.

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duração de 1 hora e 27 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo 🙂

One Comment

Participe da conversa!

%d bloggers like this: