Crie a Sua Comunidade – Taritha Gomes #23

Comunidade

Você tem uma boa comunidade ao seu redor? Não estou perguntando se você tem muitos amigos, ou conhece muita gente… Estou perguntando se a sua família está inserida em relacionamentos transparentes, vulneráveis e intencionais, onde não é necessário usar nenhuma máscara. Comunidade… todos nós precisamos e desejamos, mas poucos temos.

Antigamente, isso acontecia com mais naturalidade. Uma vizinha ficava de olho nos filhos da outra quando estavam na rua… quando uma mãe ficava doente a amiga vinha ajudar… quando quebrava o carro os vizinhos empurravam o carro… A realidade que vivemos hoje é de uma sociedade bastante isolada. Cada família dentro da sua própria casa e dentro da sua rotina super ocupada. Além disso, dentro de casa, muitas vezes está cada um no seu quarto, no seu lado da cama com a sua própria telinha. Você tem pessoas que estão ao seu lado para te ajudar em um momento de aperto? Você tem amigos pelos quais você sai da sua rotina e abre mão das suas prioridades para ajuda-los? Você está inserido em uma comunidade onde você sente segurança em “expor os seus podres”?

Esses relacionamentos não acontecem sozinhos. É preciso intencionalidade e esforço. Também é preciso limites e sabedoria. É difícil, dá trabalho, e não é o caminho que a nossa sociedade está tomando. Mas vamos ser corajosas e vamos ousar ir contra a correnteza de isolamento do mundo que vivemos.

A Taritha fala sobre tudo isso, e também foca na importância e dificuldade de fazer isso no contexto transcultural. Se você está morando em um país (ou até estado/cidade) diferente, esse episódio é especificamente para você!

Sobre o que conversamos?

  • A Taritha começa falando sobre a história dela de imigração, e como foi a mudança da família dela para a Nova Zelândia 4 anos atrás.
  • Ela explica um pouco sobre a Teoria do Apego do John Bowlby.
  • É importante fazer um “matchmaking” coerente. Matchmaking em inglês quer dizer fazer um bom par.
  • A Taritha fala especificamente para pessoas que imigram para outro país… o que devemos fazer? Nos cercar só de Brasileiros? Deixar a cultura Brasileira de lado e só buscar amigos “nativos” ao nosso novo país?
  • Também falamos sobre algumas dicas práticas de como manter o vínculo com família que mora longe. A technologia está do nosso lado! Vamos usa-la!
  • “Ah, criança adapta muito rápido! Eles nem sentem!” Isso é verdade ou mentira? Como podemos ajudar os nossos filhos na adaptação deles?

“Eu não posso educar um filho cujo o coração eu não tenho”  – Gordon Neufeld

  • A Taritha fala da importância de cultivarmos conexões reais, ao invés de deixar essas serem substituidas por conexões virtuais.

Recursos Mencionados

O livro que a Taritha recomendou foi “Pais Ocupados, Filhos Distantes” do autor Gordon Neufeld. Pode olhar lá na página de Livros Recomendados que tem uma foto da capa, e um link onde ele está disponível para compra.

 

Versículos Mencionados:

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.
Provérbios 27:17
Deus faz que o solitário viva em família
Salmos 68:6

Devocional:

Eu comecei a criar esses devocionais com a intenção de ajudar o seu próprio crescimento, e dar um recurso que poderia te ajudar a tomar um segundo passo após escutar o episódio. Alegra o meu coração saber que esse instrumento está sendo usado para unir, fortalecer e aprofundar amizades. Use esse instrumento! Junte com uma amiga para tomar um café e use!

devocional sobre comunidade

Sondando o Coração episódio 23

Agora quero escutar!

Aqui está o Episódio 23! Pode clicar e escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1h e 1 minuto, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player aqui. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY logo aqui abaixo 🙂

Participe da conversa!

%d bloggers like this: