Cultura e Tradições Familiares – Jan Dormer #41

Tradições Familiares

Talvez você tenha crescido em uma família cheia de tradições. Talvez não. Talvez você tenha observado alguma família que tinha tradições familiares bem estabelecidas e tenha achado estranho… ou talvez você desejava participar delas também. Independente do lar que você cresceu, você pode criar e estabelecer tradições familiares com os seus filhos, e é sóbre isso que falamos no episódio de hoje.

A minha Tia Jan é a rainha das tradições! Ela sempre fez questão de tornar especiais os momentos simples e cotidianos. Por isso pedi para ela falar sobre esse assunto! Ela tem muita experiência estabelecendo e mantendo tradições familiares e hoje ela compartilha a sabedoria dela conosco.

Algumas das nossas tradições apontam claramente para Cristo (devocionais diários, momentos de gratidão à mesa, indo à igreja…) e outras não (escolher a refeição preferida no aniversário, comer panquecas coloridas no primeiro dia da primavera, etc…). Mas todas elas dão aos meus filhos o sentimento de PERTENCER. Eles pertencem à nossa família e a essas tradições familiares. Cada uma delas serve para lembra-los que nós os amamos e que valorizamos o nosso tempo com eles.
Quais são algumas das suas tradições familiares?

Sobre o que conversamos?

  • A minha tia começa contando um pouco da história da sua família. Ela cresceu como filha de missionários e depois criou suas filhas no campo missionário também.
  • Mudar de país varias vezes durante a infância/adolescência não é fácil. A Jan fala um pouco sobre como foram essas transições nas vidas de suas filhas.
  • Ela fala sobre o papel importante que as tradições familiares tiveram nesses momentos de transição e de mudança.
  • A Jan fala sobre algumas tradições que eles tinham para celebrar aniversários e feriados, rotinas de devocional noturno, maneiras de lidar com as tarefas de casa entre várias outras coisas.
  • Ela também fala sobre algumas tradições que não deram tão certo!
  • Hoje suas filhas estão casadas e fora de casa. A Jan fala sobre como manter as tradições como avó, e como adaptar e adotar outras conforme a família cresce e muda.

Recursos Mencionados

No episódio eu mencionei uma foto que postei no Instagram com os palitinhos de oração que fiz quando o Lucas tinha 2 aninhos. Aqui está aquele post:

E aqui estão duas fotos da “pizza do ano”!

Se você tiver interesse, aqui estão os dois livros que a minha Tia já escreveu:

 

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 53 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo

Participe da conversa!