Lidando com Mudanças e Transições no Casamento – Leandro e Bia Gomes #72
Podcast: Play in new window | Download
Inscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Email | TuneIn | More
Mudanças e Transições no Casamento
“E se o objetivo de Deus para o casamento, mais do que nos fazer felizes, for nos tornar santos?” Esse é o subtítulo do livro “Casamento Sagrado” do Gary Thomas. Eu recebi esse livro antes de casar, mas só li depois. Depois de 12 anos de casada, vejo que o casamento (e a maternidade) realmente são ferramentas de Deus para me santificar.
A minha entrevista hoje com o Leandro e a Bia toca em muitos assuntos, mas uma coisa que a Bia queria que fosse um tema central é que casamento é sagrado. Casamento é instituido por Deus. Casamento é uma promessa não só ao nosso cônjuge, mas acima de tudo a Deus.
A vida muda. As fases passam. Nós vamos nos tornando pessoas diferentes do que éramos quando nos apaixonamos. Como posso prometer amar alguém para o resto da minha vida, se não sei quem essa pessoa se tornará em 5-10 anos? Como fazer essa promessa se não sei quem eu serei ano que vem?
Essa promessa só é possível porque ela é feita perante Deus, e para Deus. O casamento só é sustentável de maneira saudável quando ele é um reflexo do relacionamento entre Cristo e a igreja. Deus não muda. O amor dEle não muda. Suas verdades não mudam. E é por isso que casamentos como o do Leandro e da Bia continuam firmes. Apesar das mudanças de fases, de empregos, de cidades… eles continuam firmes nas suas promessas, porque o casamento é muito mais sobre santificação do que sobre satisfação de desejos egoístas.
Sobre o que conversamos?
- Eu comecei falando para o Leandro e a Bia que uma coisa que sempre admirei neles é o respeito que eles tem um pelo outro. Perguntei como eles estabeleceram esse respeito mútuo que hoje é tão raro ver em casamentos.
- Eles falaram sobre a importancia de sempre buscar conhecimento em cursos, encontros de casais, mentorias, etc…
- Falamos também sobre a importância de ter referências e mentores ao longo da vida.
- Falamos sobre o casamento como sendo algo sagrado, que reflete o evangelho.
- A Bia falou sobre a importância de se doar no casamento, sem esperar nada em troca.
- O Leandro fala sobre a importância de “plantar nas épocas boas” para poder “colher nos tempos de seca e estiagem”.
- Entre altos e baixos, mudanças de cidade e trocas de emprego, como mantero relacionamento saudável? O Leandro e a Bia falam sobre sua própria experiência com essas transições.
Recursos Mencionados
O Leandro e a Bia citaram três livros nesse episódio: “Antes de dizer Sim” do autor Jaime Kemp; “Para Melhor Compreender-se no Matrimônio” do autor Paul Tournier; “As 5 Linguagens do Amor” do autor Gary Chapman.
Devocional:
Como o nosso casamento deve ser um reflexo do amor de Cristo? Vamos olhar na Bíblia e pedir que Deus nos ensine a amar o nosso cônjuge assim como Cristo ama a igreja e deu sua vida por ela. A minha oração é sempre que os episódios do podcast te levem direto para a Bíblia, e por isso providencio esses devocionais para te ajudar.
Se quiser ver os outros que já estão disponíveis, vá até a página Sondando o Coração. Para baixar o dessa semana e imprimir, é só clicar na imagem logo abaixo.
Como faço para me inscrever?
Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1 hora e 12 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.
Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo