Ninho Vazio e Cheio da Graça de Deus – Margareth Mattes #88

Ninho Vazio

O meu ninho está longe de estar vazio. No momento ele está cheio, barulhento e bagunçado! Essa fase de vida com crianças pequenas parece durar uma eternidade, mas sei que passa rápido. Olho fotos de 8 anos atrás, quando o meu primogênito era bebê, e vejo como esses anos voaram! Então, por mais que pareça muito cedo eu estar pensando nisso, eu sei que o que eu plantar hoje, colherei amanhã.

A “colheita” que eu quero é a que a Margareth Mattes vive com o seu marido. Ela é a primeira a dizer que eles não são uma família perfeita, e que ela já errou com os filhos nessa transição para a fase adulta. Mas escute essa entrevista, e você irá perceber como a sabedoria de Deus permeia a sua fala. 

Ela e seu marido batalharam para manter as prioridades no lugar ao longo de todos os anos com os filhos pequenos, e hoje colhem o fruto disso. A batalha acabou? Ela não sofre com o ninho vazio? Tudo são flores? Claro que não… e a vulnerabilidade dela caminha de mãos dadas com a sabedoria dada por Deus. 

Não sei em que fase de vida você está, mas sei que todas nós precisamos colocar as prioridades no lugar, e essa é a mensagem central desse episódio.

Sobre o que conversamos?

  • A Dona Margareth começa apresentando sua família… seu marido de 41 anos e seus três filhos adultos e casados.
  • Ela falou sobre a maneira que ela e o marido priorizaram o relacionamento deles desde quando as crianças eram pequenas.
  • Ela fala sobre a importância de manter amizades ao longo da vida, e o papel importante que elas tomam nessa fase de ninho vazio.
  • Perguntei sobre a transição do papel de mãe à medida que os filhos foram ficando adultos. Ela falou de maneira bem vulnerável sobre como foi difícil e como eles viveram essa transição em casal.
  • A Dona Margareth fala sobre como ela aprendeu que o seu bem-estar não pode ser dependente dos filhos. A identidade dela e o bem-estar dela devem estar enraizados em Cristo. 

Recursos Mencionados

Versículos Citados

Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade

3 João 1:4

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

Salmos 31:3

Livros Recomendados:

A Margareth citou dois livros nesse episódio: “Excelência da Mulher”, da autora Cynthia Heald e também o  “Desafio de Amar” do autor Alex Kendrick.

Depois, ela me enviou mais indicações que citei no final do episódio. São elas: “Quando o Inverno Chegar” do autor Jaime Kemp. “O Legado dos Avós” do David Merkh. “O Coração da Mulher que Ora” e “Seguindo a Deus de todo o Coração” os dois da Elizabeth George.

Ela citou um trecho do livro “Excelência da Mulher”:

Uma mulher excelente é aquela que encontra a sua segurança e valor em Jesus Cristo. Em razão do amor, da soberania e providência de Deus, ela não precisa de pessoas ou coisas para se sentir valorizada ou amada.

Devocional:

O devocional de hoje está focado em prioridades. O maior “segredo” para relacionamentos saudáveis é ter a nossa identidade e segurança firmada em Deus. 

Se quiser ver os outros que já estão disponíveis, vá até a página Sondando o Coração. Para baixar o dessa semana e imprimir, é só clicar na imagem logo abaixo.

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1 hora e 5 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo 🙂

One Comment

Participe da conversa!

%d bloggers like this: