Quando os Filhos Não Vêm: Aprendizados da Infertilidade – Abner & Deisidi Fortes #108

Infertilidade

“Deus não tem a obrigação de nos dar nada, mas Ele nos dá porque Ele é bom e misericordioso. Deus não nos deu filhos, mas em sua infinita graça nos deu seu Filho amado para nos salvar e morrer em nosso lugar. Já temos razão suficiente para sermos agradecidos. Não temos filhos, mas temos O FILHO.”
 
Essas são palavras da Deisidi, nossa entrevistada hoje, juntamente com seu marido, Abner. Eles não tem filhos, e falam sobre isso com clareza, vulnerabilidade e base bíblica. Eles falam sobre o processo de diagnóstico, as decisões que eles tomaram e sobre o que eles têm aprendido sobre o caráter de Deus. 
 
Mais uma vez eu digo… mesmo se esse assunto “não te interessa” ou você acha que esse episódio “não é para você”, te desafio a ouvir e aprender. Precisamos ouvir a história de outras pessoas. Precisamos aprender a ter empatia e compaixão por pessoas que vivem situações diferentes das nossas. Precisamos amar ao próximo assim como Cristo nos amou, e isso se torna impossível se não estamos dispostos a ouvir e aprender. 
 

Sobre o que conversamos?

  • O Abner e a Deisidi se apresentam e falam sobre como eles descobriram a infertilidade.

  • Eu perguntei como eles lidaram com o diagnóstico e como decidiram quais seriam os próximos passos.
  • Falamos sobre a idolatria de filhos tão presente na nossa cultura, e como isso afeta os casais sem filhos, dentro e fora da igreja.
  • A Deisidi fala sobre a pressão que ela sente por não ser mãe. Frases como: “A maternidade realiza e completa a mulher” são equivocadas e causam sofrimento.
  • Falamos sobre o que é uma família, e o quanto perdemos de não dar espaço a famílias que não se encaixam no “padrão”
  • Eles falaram sobre a importância de sondar os motivos do coração antes de prosseguir com outros meios e métodos de ter filhos.
  • Eles falaram sobre outras formas de “ter filhos”, assim como Paulo chama Timóteo de filho. 
  • O fato de não ter filhos dá abertura e liberdade para o Abner e a Deisidi terem um impacto específico em algumas áreas, e eles falam sobre isso também.
  • Eu pedi que eles compartilhassem algumas frases/atitudes de pessoas que chateiam para que possamos aprender e cuidar das nossas palavras. 

Recursos Mencionados

Os livros citados foram: “Plena Satisfação em Deus” do Jonh Piper e “Ídolos do Coração” da Elyse Fitzpatrick 

Devocional:

Na Bíblia vemos como Deus da abertura e espaço para a lamentação. Vamos aprender um pouco mais sobre isso, e sobre a importância de não “receber a graça em vão”, esperando por algo no futuro.

Se quiser ver os outros que já estão disponíveis, vá até a página Sondando o Coração. Para baixar o dessa semana e imprimir, é só clicar na imagem logo abaixo.

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duração de 1 hora e 7 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo 🙂

Participe da conversa!