Vivendo Virtudes : : Humildade na Prática #45

Humildade na Prática

Duas semanas atrás começamos a falar sobre humildade e como cultiva-la na nossa própria vida (no episódio 43). Essa semana vamos focar em como podemos ajudar os nossos filhos a serem humildes.

Uma coisa que eu destaco logo no começo do episódio é a diferença entre ensinar humildade para os nossos filhos, e humilha-los. São duas coisas completamente distintas. Humilhar uma criança não gera humildade nela. 

Eu quero que os meus filhos sejam TÃO confiantes no meu amor por eles, e (mais importante ainda) no amor de Deus por eles que eles não sintam a necessidade de ser o centro de tudo. Quero que eles esbanjem amor, elogios e atenção nos outros porque eles estão seguros na sua identidade como filhos de Deus.

A verdade é que eu quero isso para mim. Eu quero isso para você. Deus, nos ajude! Nos lembre diariamente da nossa identidade em Cristo e do seu amor por nós para que possamos ensinar pelo exemplo. Que os nossos filhos nos vejam colocando os holofotes em Deus e em outros, e que eles sigam o nosso exemplo.

 

Recursos Mencionados

 

Eu comentei que jogamos vários jogos em família, e citei um específico. Aqui está uma imagem dele em português mas não sei onde acha para comprar no Brasil. Sinto muito! Se você souber desse jogo, ou quiser sugerir qualquer outro que sua família curte, entre no nosso grupo no Facebook e compartilhe, por favor! 

Filmes em Família

Use esse guia para uma noite de filme em família. Aproveita as perguntas já boladas e crie outras de acordo com as idades dos seus filhos e sempre estando sensível à direção que seus filhos levarem a conversa. Essa semana o guia é para o filme Universidade Monstros que é riquíssimo em exemplos de situações em que a humildade é muito melhor do que a arrogância.

Estudos Bíblicos Em Família

Como sempre, aqui também está um guia simples de Estudo Bíblico para ser feito em família. Aproveite ele no seu cultinho doméstico, ou pegue uma pergunta por dia e converse sobre ela nas refeições. Não se aprisionem a um formato específico. Adapte para a sua realidade!

Cartões de Reconhecimento:

Eu também mencionei que, no livro In This House We Will Giggle, a autora Courtney DeFeo sugeriu uma atividade escrevendo cartões de reconhecimento para outras pessoas. Ela criou um recurso super legal, mas está em inglês. Se você quiser acessa-lo, aqui está o link. Se você preferir uma versão em português, criei esse abaixo para vocês:

Também tem a versão em branco, caso queira escrever algo um pouco diferente:

 

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 24 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo

Participe da conversa!

%d bloggers like this: