Aprendendo com uma Sogra de Quatro Noras – Juraci dos Santos #62

Sogra e Nora

O relacionamento sogra-nora tem o potencial para ser bastante tenso e complexo. Afinal, são duas mulheres que amam imensamente um mesmo homem.

É preciso muita sabedoria, humildade e graça para navegar esses relacionamentos. Eu tenho três meninos, e sonho em ter três noras um dia. Sei que vou precisar de muito direcionamento nessa área, então por que não começar a aprender agora, não é mesmo?

A nossa entrevistada de hoje é sogra de quatro noras, e a mãe de uma família unida e amorosa. Eu sempre estou de olho e buscando mulheres mais velhas que podem me ensinar, então quando tive a oportunidade de entrevistar a Tia Jura não perdi tempo!

Ouça o episódio e vamos aprender com a vida da Tia Jura. Ao desligar o episódio, olhe ao seu redor. Quem são as mulheres que estão ao seu redor que podem te ensinar? Crie o hábito de observar mulheres mais velhas. Observe a postura delas, a forma que tratam seus maridos, a maneira que conduzem suas famílias e controlam sua fala. Quando você ver algo lindo, louvável e moldado por Deus, chame essa mulher para tomar um café na sua casa e aprenda com ela!

O outro lado da moeda, claro, é tão importante quanto. Seja essa mulher que alguém mais nova pode olhar e se espelhar. Esteja disposta a dar o seu tempo e sua energia para encorajar e ensinar, como a Tia Jura fez conosco nessa entrevista.

 
 

Sobre o que conversamos?

  • A Tia Jura começa apresentando sua família e falando um pouco da sua família de origem. Ela fala um pouco sobre a bagagem difícil que ela teve da sua família de origem. Ela conta como Deus usou a família do seu esposo para ajudar a curar o coração e dar um novo modelo de família para ela.

  • Ela fala sobre o relacionamento dela com a sogra dela e como ela aprendeu humildade e mansidão com a sogra dela.

  • Ela fala sobre a importânica de orar pelos conjuges dos filhos desde que nascerem.

  • Eu perguntei sobre a transição para a adolescência, e a Tia Jura falou sobre a importância de se interessar nos relacionamentos dos filhos desde a época de paquera/namoro

  • Ela falou muito sobre a importância de criar um bom relacionamento com o filho através do diálogo. Ela também ressaltou a importância de pedir perdão para manter esse relacionamento.

  • Uma das maneiras de manter bons relacionamentos familiares é sempre lembrar que cada um tem o seu jeito, e é preciso respeito e compreensão. A Tia Jura fala sobre maneiras que ela teve que aprender e adaptar o seu jeito para conquistar as suas noras.

  • Ela falou o que ela fez de certo e o que fez de errado como sogra

  • Eu perguntei sobre qual a  importância de um casamento forte para poder soltar os filhos de forma saudável

  • Ela também falou sobre a  importância de não interferir na criação dos netos e de só falar quando for solicitado.

Recursos Mencionados

Versículos Citados

A Tia Jura não citou esse versículo, mas esse é o Salmo da sua família. Que essa seja a nossa oração pela nossa própria família também:

Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!
Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,
e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!
Salmos 128:1-6

Devocional:

Se você é sogra, ou nora, ou as duas coisas, aqui está um devocional para aprofundar o nosso conhecimento bíblico sobre como devemos lidar com relacionamentos complexos.

Se quiser ver os outros que já estão disponíveis, vá até a página Sondando o Coração. Para baixar o dessa semana e imprimir, é só clicar na imagem logo abaixo.

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1 hora e 6 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo 🙂

2 Comments

  • Julia

    Oi meu nome é Júlia sou formado liga do Marcelo um dos filhos de jura o 3 e de Fabiana minha é mesmo uma pessoa encantadora eu agradeço muito a Deus por ter dado uma de exemplo na vida de muitas pessoas

    • Katie

      Olá Julia! Muito obrigada pelo seu comentário! Sempre é bom ouvir de pessoas que são diretamente abençoadas pela vida dos entrevistados!!!

Participe da conversa!