Estabelecendo Limites Saudáveis entre a Família Nuclear e a de Origem – Layne Ribeiro #11

Limites Saudáveis

Dizem que quando duas pessoas se casam, duas famílias se unem. Cada um traz bagagem (boa e ruim) da sua família de origem, e começa o desafio de construir a própria família. Nesse episódio, a psicóloga Layne Ribeiro fala sobre a necessidade de realmente deixar pai e mãe e estabelecer limites saudáveis para que o casal tenha espaço para construir um novo modelo.

Esse tema abrange todas as fases de vida! Talvez você esteja na fase de recém-casado, tentando entender como criar esse novo modelo, mas ainda tem dificuldade nessa área. Talvez você já tenha filhos, e acha que passou dessa fase, mas a verdade é que o cordão umbilical com a família de origem continua ali, e você nem percebe. Talvez você se veja em uma situação complicada em que a sua família de origem interpreta a busca por autonomia da sua família nuclear como uma traição, e isso tem causado muitos conflitos. Talvez você já tenha filhos adultos e esteja com dificuldade de aceitar o seu novo papel, e de dar alguns passos para trás para permitir que os seus filhos criem uma família nuclear forte.

Sobre o que conversamos?

  • A Layne hoje tem duas filhas casadas e três netinhos. Essa foto abaixo é da família dela hoje! Ela fala sobre todas as fases que passou com a família dela, e as adaptações do papel dela como mãe ao longo dos anos.
  • Ela defini os conceitos de ANOMIA (ausência de regras), HETERONOMIA (viver sob as regras do outro) e AUTONOMIA (tomar suas próprias decisões) e dá alguns exemplos práticos para nos ajudar a avaliar se estamos vivendo em autonomia com a nossa família nuclear, ou ainda em heteronomia.
  • Você tem um casamento adulto? Claro, você e seu conjuge são adultos, mas o seu casamento é um casamento adulto? A Layne descreve o que é um casamento adulto.
  • E quando o processo de impor esses limites saudáveis causa conflitos com a família de origem? Fica tranquilo que a Layne também fala sobre isso! 🙂

Sem a lagarta, não tem a borboleta – Layne Ribeiro

  • Qual o significado da palavra “limite”? Limite é até onde eu deixo o outro entrar, sem que aquilo seja uma invasão.
  • O que impede a construção de uma família nuclear forte? Quais são as consequências para as crianças se essa construção não é priorizada?

Ordens que vem de uma hierarquia com muito amor podem ser tão nocivas como aquelas que vem de uma hierarquia sem amor

– Layne Ribeiro

  • Ela explica o conceito alemão de Zeitgeist, e como isso pode ser aplicado nesse tópico. Zeitgeist significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos.
  • Um dos grandes presentes que podemos dar para os nossos filhos é a liberdade para eles construirem a sua própria autonomia. Isso não acontece só no momento em que eles saem de casa… isso é uma construção que você faz durante a infância inteira deles.
  • E muito MUITO MAIS! 🙂

familia nuclear familia de origem

Recursos Mencionados

Os livros que ela indicou são: “Limites. Quando dizer sim. Quando dizer não” dos autors Henry Cloud e John Townsend. Esse livro tem varias “filiais” tipo, Limites no Casamento, Limites no Namoro… Não li todos, mas até agora o meu favorito é “Limites para ensinar aos filhos”. Li esse recentemente e é FANTÁSTICO! Achei esse site que te dá um resuminho, se quiser ter uma idéia do que o livro aborda. O outro que ela indicou foi “Os homens são ostras… as mulheres, pés de cabra” do autor David Clarke. Na pagina de Livros Recomendados tem foto das capas, e links onde você pode comprar, se quiser (obs: várias lojas e sites vendem esses livros. Eu só peguei um link para cada um e colei para facilitar!)
 

O versículo mencionado foi:

Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.

Lucas 2:19

 

Para esse episódio, desenvolvi o material complementar, Sondando o Coração. Aqui está. Pode clicar na foto e te levará diretamente ao arquivo para impressão.
material de reflexão sobre limites saudáveis na família

 

Agora quero escutar!

Aqui está o Episódio 11! Pode clicar e escutar diretamente aqui do site, mas o que eu recomendo é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 59 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player aqui. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY logo aqui abaixo 🙂

3 Comments

Participe da conversa!

%d bloggers like this: