Divórcio Não Fazia Parte do Plano – Thais Michel #19

Divórico Não Fazia Parte do Plano

O divórcio não faz parte do plano de Deus para a nossa vida, e também nunca faz parte do plano de noivos que se casam. Mas um casamento é formado por dois pecadores… dois seres humanos falhos e com livre arbítrio. Esse episódio conta a história de uma mãe, que se viu encarando o adultério do marido quando sua filha tinha apenas um mes de vida. Depois de um ano buscando uma possível reconciliação, veio o divórcio, e todos os sonhos que ela tinha para a sua família desmoronaram.

Eu quero que vocês escutem a história da Thaís por vários motivos. Quero que você que já passou por separação/divórcio ou está vivendo esse momento agora, saiba que você não está sozinha. Deus te ama, Deus está ao seu lado e sofre junto com você. Quero que você que é mãe solteira (por qualquer motivo) ouça da Thaís como Deus tem trabalhado no coração dela, se mostrado presente e provado que é o suficiente para ela e a filha. Quero que você, que conhece alguém que está passando por um divórcio, escute também. As vezes nos falta compaixão e empatia com a história de outra pessoa, simplesmente porque não conseguimos enxergar tudo que ela está passando.

Claro que o caminho que devemos buscar (em quase todos os casos) é a reconciliação. Devemos sim lutar pelo casamento. Casamento saudável e forte é muito difícil e exige muito MUITO trabalho. Se você estiver em um momento crítico do seu casamento, busque ajuda. Não sabe nem por onde começar procurando ajuda? Pode entrar em contato comigo aqui pelo site (nos comentários ou no email de contato), pelo instagram ou pelo facebook. Posso tentar te passar alguns recursos ou te ajudar a encontrar um bom terapeuta e/ou aconselhamento conjugal que possa servir você e sua família.

Se você escutou o episódio da semana passada (onde conversamos sobre como o sofrimento pode ser terra fértil para o desenvolvimento de caráter), a história da Thaís traz vida àqueles conceitos. Ela fala sobre como Deus usou esses momentos de dor e sofrimento para moldar e estabelecer o caráter e a confiança nEle. Vamos escutar e aprender com a Thaís.

 

 

Sobre o que conversamos?

  • A Thaís conta um pouco sobre como foi crescer com pais separados, e como foi quando ela se viu em situação similar com a filha recém-nascida.
  • Ela fala sobre como Deus usou essa situação de divórcio para tratar pecados no próprio coração dela (excesso de ira, tendências controladoras…)
  • Falamos sobre a dificuldade em ser mãe solteira, e em desempenhar sozinha uma tarefa que Deus quis que fosse feito em parceria (criar filhos). Deus está ensinando a Thaís que Ele está cuidando do futuro, e ela só precisa se preocupar com o dia de hoje.
  • A Thaís fala sobre a importância de ter amigos com quem ela pode ser vulnerável.

“Deus não me capacitou naquele momento… Ele vai me capacitar dia a dia. É um processo.” – Thaís Michel

  • Mais uma vez, conversamos sobre como não permitir que a amargura crie raíz no nosso coração quando passamos por sofrimento.
  • Qual é a realidade que a filha dela vive, como filha de pais separados? Ela é uma coitadinha? Como nós podemos servir de apoio para a Thaís (e outras mães solteiras) enquanto ela busca criar a filha dela à luz da Bíblia?
  • Ela fala sobre as 5 mulheres mecionadas na genealogia de Jesus: Tamar, Raabe, Rute, Mulher de Urias (Bate-Seba) e Maria. Se quiser aprender um pouco mais, esse artigo resume de maneira simples e fácil e traz as referências bíblicas.

 

 

Recursos Mencionados

O livro recomendado pela Thaís foi “Mentiras em que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta” da autora Nancy Leigh DeMoss. Uma foto da capa com o link onde você pode comprar está na nossa página de Livros Recomendados.

Nesse episódio, teve uma hora que a Thaís se referiu ao episódio que fala sobre limites familiares saudáveis, que foi uma entrevista com a psicóloga Layne Ribeiro. Esse é o link para o episódio, caso você ainda não escutou e queira aprender mais sobre esse assunto.

Versículos Mencionados:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Filipenses 4:6
O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.
Provérbios 17:17
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
2 Coríntios 12:9
Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
João 13:35
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:8,9

Devocional:

Toda semana eu elaboro um devocional para acompanhar o episódio, com alguns versículos complementares, e perguntas para reflexão. Sempre temos que lembrar que INFORMAÇÃO não é o mesmo que TRANSFORMAÇÃO. Eu sou a primeira que precisa desse lembrete. Só acumular informação não traz transformação nenhuma para a nossa vida. Por isso que eu faço esse guia para acompanhar o episódio. É uma maneira simples e fácil de tomar o segundo passo em direção a transformação, que sabemos que só vem do Espirito Santo.
Aqui está o Sondando o Coração dessa semana. Se quiser ver os que acompanham os episodios anteriores, é só ir para a página Sondando o Coração que encontrará todos que temos até agora.
devocional sobre divórcio

Agora quero escutar!

Aqui está o Episódio 19! Pode clicar e escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1h e 3 minutos (o maior até agora!), então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player aqui. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY logo aqui abaixo 🙂

Participe da conversa!