Quando a Comida se Torna um Ídolo – Alessandra Freitas e Hellen Kreter #44

Ídolos do Coração

Quem fez alguma “resolução de ano novo” referente à alimentação? Creio que muitas de nós! Por que sempre achamos que, ao virar uma página no calendário nós nos tornaremos outra pessoa? Isso só leva à frustração inevitável quando nos deparamos que somos a mesma pessoa que éramos em 2018, 2017, 2016…

Então vamos olhar um pouco mais a fundo… qual é o motivo por trás dos nossos hábitos alimentares? No episódio de hoje, a nutricionista Alessandra Freitas e minha amiga Hellen Kreter (que foi entrevistada no episódio 5) discutem exatamente isso.

Você verá que durante esse episódio, falaremos pouco sobre comida, propriamente dita. O foco da conversa é a tendência que temos em colocar outras coisas no lugar de Deus. Talvez para você não seja comida. Talvez seja compras, Netflix, filhos…

Escute o episódio e veja se Deus irá revelar algum ídolo do seu coração.

Sobre o que conversamos?

  • A Alessandra começa falando sobre a visão dela da nutrição.

  • A Hellen falar sobre sua tendência a colocar a confiança na comida ao invés de em Deus para aliviar os seus sentimentos de tristeza, ansiedade, tédio, etc…

“Eu comia para alimentar a minha alma, e não para alimentar o meu corpo” – Hellen

 

  • Falamos sobre ídolos e definimos a idolatria.

  • A Alessandra define e descreve comportamentos compulsivos com a alimentação.

  • Falamos sobre o peso que o padrão da cultura impõe, e o quanto somos ditadas por ele sem nem perceber as vezes.

  • A Hellen cita exemplos na Bíblia onde a comida levou ao pecado na bíblia: (Eva, Jacó e Esaú, Sansão, etc…)

  • Também existem exemplos onde a escolhas alimentares glorificam a Deus (como Daniel)
  • Ser magro não é sinônimo de ser saudável

Recursos Mencionados

Aqui está o documento com os versículos que a Hellen compilou para ajuda-la a combater as mentiras que ela luta contra. Para baixar o arquivo para impressão é só clicar na imagem abaixo (são três páginas).

 

A Hellen cita uma parte do livro “Abre o Coração, Feche a Geladeira” que descreve o que é um vício:

O vício é uma necesidade excessiva, dominadora, repetitiva e insistente. A primeira fase do vício em geral se traduz pela preocupação mental com o sentimento, objeto ou ato vicioso. A segunda fase se caracteriza por fazer qualquer coisa para obter o que se deseja.

 

Versículos Citados:

Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,
1 Timóteo 4:4
 

Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.
Filipenses 3:19

pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
João 15:5
 
Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.
Filipenses 3:16



Receita:

A Alessandra compartilhou conosco uma receita simples de fácil de Panqueca de Cacau. Aqui está:

  • 1 ovo

  • 1 colher de sopa de farinha ou farelo de aveia

  • 1 colher de sopa de farinha de coco ou de amêndoas

  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó

  • 1 colher de café de sementes de chia

  • canela a gosto

  • banana (opcional)

Amassar tudo e assar na frigideira.

Livros Recomendados:

A Hellen citou três livros sobre o assunto: Comer ou Não Comer da autora Maria Cecília Alfano; Abra o Coração e Feche a Geladeira da autora Lysa Terkeurst; Amo Comer, Odeio Comer da autora Elyse Fitzpatrick.

Devocional:

Como já foi dito, o grande tema desse episódio não é necessariamente comida, e sim, ídolos do coração. A única maneira de enchergarmos os nossos ídolos “de estimação” é deixando Deus nos mostrar, através da Bíblia. Por isso, a parte mais importante do podcast está aqui… no devocional que te leva à palavra de Deus.

Se quiser ver os outros que já estão disponíveis, vá até a página Sondando o Coração. Para baixar o dessa semana e imprimir, é só clicar na imagem logo abaixo.

Como faço para me inscrever?

Você sempre tem a opção de escutar diretamente aqui do site, mas o que eu sugiro é que você siga as instruções para receber os episódios diretamente no seu celular. Esse episódio tem duraçao de 1 hora e 2 minutos, então o ideal seria você poder escutar enquanto está dirigindo, fazendo exercício, na fila do banco, fazendo compras no mercado ou guardando os mesmo brinquedos pela vigésima vez! Então se você ainda não configurou tudo no seu celular para baixar os episódios automaticamente (sem usar dados móveis) e nem sabe como fazer isso, clique aqui se você tem android, ou aqui se você tem um iPhone. Se você estiver visualizando nesse momento do seu celular, você pode clicar nas palavras roxinhas logo abaixo do player no topo do post. Se você tiver um iPhone, clica em “Apple Podcasts” e se tiver um Android, clica em “Android”.

Ou… claro… sempre tem a opção de só clicar no botão de PLAY aqui no site mesmo 🙂

4 Comments

  • Débora Kelly Diniz Quintino Costa

    Muito legal ouvir gente falando de comportamentos de pessoas reais e o que Deus pode fazer em nós. Oremos… Só compartilhando um acontecimento engraçado. Há uns 3 anos mais ou menos, eu estava num hotel fazenda, acordei cedo e fui caminhar. O recepcionista do Hotel deve ter estranhado uma pessoa acordar cedo no frio e caminhar e me perguntou: “você está caminhando para emagrecer?”, eu, também a pecadora, não perdi a oportunidade de debochá-lo e respondi: “Sim, fique olhando eu vou subir esse morro, quando eu descer, estarei magrinha”… Isso realmente aconteceu. Mostra também que uma pessoa gorda (eu), não pode se exercitar nem comer comidas saudáveis, a menos que esteja tentando emagrecer. Eu gosto de atividade física (aprendi há poucos anos esse prazer), gosto de comidas saudáveis e enfio o pé na jaca quando estou ansiosa (pecadora pra caramba). O mundo que nos cerca é cruel com os gordos e pouco faz pra ajudar…mas comentar e se incomodar, encontramos aos montes. amei o podcast… por favor, nós mulheres precisamos muito de conversar com pessoas reais e não com santarrões! abraços!!!

    • Katie

      Olá Debora! Muito obrigada pelo seu comentário! Adorei sua resposta para o comentário infeliz da pessoa! hahaha… Vamos continuar com conversas sobre assuntos que não são falados, não é mesmo? Muito obrigada pelo encorajamento, e vamos seguir aprendendo juntas!

Participe da conversa!